quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TIPOS DE MEDIUNIDADE E OS MÉDIUNS SANEADORES (Parte 2)


Médiuns Pneumatógrafosesses são médiuns um pouco mais raros pois são aqueles que tem a capacidade de obter a escrita diretamente dos espíritos, sem a utilização das mãos do médium. Nem todos os médiuns escreventes ou psicógrafos possuem esta capacidade. Para que a comunicação ocorra, basta colocar um papel em branco e dobrado sobre um móvel, ou mesmo dentro de uma gaveta, de 10 a 15 minutos enquanto se realizam preces e orações. Logo após, basta pegar o papel desdobrar e verificar se houve alguma forma de comunicação dos espíritos. Podem conter riscos, desenhos, letras, palavras ou mesmo frases e textos, conforme for maior ou menor o dom do médium e do espírito comunicante.   

Médiuns Escreventes ou Psicógrafos são aqueles que manifestam a comunicação com os espíritos através da escrita. De acordo com Kardec, é a mediunidade mais fácil de se desenvolver. Esse dom pode se manifestar através dos médiuns com as seguintes características:
Mecânicos: o espírito atua diretamente sobre a mão do médium ou mesmo sobre o lápis ou caneta utilizando a mão apenas como apoio. Nesse caso, a mensagem apresenta um conteúdo mais puro e fiel à transmissão pois o médium não tem consciência da mensagem até que ela chegue ao final e ele mesmo possa lê-la.
Intuitivos: o espírito se aproxima o suficiente para transmitir sua mensagem diretamente através da alma do médium. Ou seja, o espírito domina a sua vontade e exprime seus pensamentos através da consciência do próprio médium. O pensamento não é preconcebido, ele nasce à medida em que as palavras vão sendo escritas. Se o fluxo for interrompido, nem mesmo o médium terá conhecimento do que teria sido dito. É difícil avaliar a interferência do médium nesse processo pois há que se ter muito controle sobre seus próprios pensamentos para perceber quando há a influência de um espírito ou quando é apenas um fluxo de pensamento próprio do seu subconsciente.
Semimecânicos: esses médiuns manifestam a escrita através da atuação dos espíritos sob as suas mãos e simultaneamente sobre a sua mente (consciência). Ao mesmo tempo em que sente uma ação diferenciada em suas mãos, a mensagem começa a surgir em sua mente ao mesmo tempo em que a escreve. Da mesma forma que os médiuns intuitivos, neste caso também é necessária uma avaliação cautelosa do conteúdo a fim de verificar e comprovar que não se trata de manifestação do inconsciente do próprio médium. Na época em que Kardec realizou seus estudos, esses eram os mais números entre os médiuns escreventes ou psicógrafos.
Inspirados: são aqueles que, em estado normal ou concentração mediúnica de trabalho, recebem mensagem e comunicações através de seus pensamentos. Tal atuação dos espíritos ocorre de forma sutil, eles inspiram idéias, palavras, frases, textos, comunicações estranhas ao conhecimento do médium, enfim, uma variedade de informações. Gera rompantes de intelectualidade e conhecimentos que o médium não costuma manifestar normalmente, pode recitar poemas, dissertar sobre física, entre outras coisas. Neste tipo da manifestação mediúnica é muito difícil para o médium distinguir o que faz parte do seu próprio pensamento do que lhe foi inspirado pelos espíritos. Com o treinamento, a disciplina e a boa conduta, torna-se mais fácil buscar esta distinção. Há que se ter muito cuidado com o que se transmite às pessoas através deste dom. É um dom muito comum pois todos os seres humanos tem seus Guias e Protetores espirituais e eles atuam através da inspiração com muita freqüência no dia a dia de suas atribuições junto aos seus protegidos. Muitos dos pressentimentos das pessoas são originados pela inspiração espiritual, por aqueles que querem nos alertar sobre situações,  pessoas, doenças, etc.



No Livro dos Médiuns, Allan Kardec cita os Médiuns Especiais. Naquela época, eram aqueles que não se enquadravam necessariamente nos tipos acima descritos. Muito pelo contrário, manifestavam dons e capacidades que ele considerava como aptidões pessoais indefinidas.
Hoje, há algumas literaturas que abordam as capacidades, os dons mediúnicos e as manifestações dos médiuns atuais e nos trazem novas informações e novos horizontes em relação à nossa interação com o mundo espiritual. Fica muito claro que, com a evolução de nossas consciências, muitos seres humanos com dons mediúnicos deixaram de ser apenas instrumento de comunicação dos espíritos e passaram e ter uma maior participação nos trabalhos realizados por nossos amigos espirituais.

Estamos vivendo um momento de grandes mudanças e transformações que se processam do plano espiritual para o plano material. Uma espécie de saneamento, de limpeza astral, para a constituição de uma nova realidade no plano terreno. Muitas teorias falam sobre as grandes mudanças, sobre o fim de uma era e o início de outra mais iluminada, mais evoluída. Mas a maioria dessas teorias trata sempre de uma grande catástrofe que irá destruir o nosso planeta e afirma que apenas alguns seres humanos serão escolhidos para permanecer e formar a nova civilização.  Na realidade, para que a mudança se processe no plano material, os nossos amigos espirituais devem trabalhar arduamente para que todos aqueles espíritos que estão encarnados neste momento possam ser auxiliados e direcionados de acordo com seus graus evolutivos. A própria constituição do planeta, a sua arquitetura, as condições naturais para a manutenção da vida, enfim, tudo é amparado e preparado no plano espiritual. E, as informações que nos chegam, já faz algum tempo, através de vários médiuns e de várias obras psicografadas é de que tal processo de mudança já está acontecendo há bastante tempo no plano astral terrestre. Cada irmão que passa pelo processo de desencarne já está sendo tratado e direcionado de acordo com suas condições íntimas, com seu grau de evolução. Isto é o que representa a separação do joio e do trigo, não se trata de discriminação, de poder aquisitivo, de status social, mas de sentimentos e vibrações íntimas de amor, paz, fraternidade, caridade, sentimentos e posturas que o Cristo veio nos ensinar.

E, neste momento de trabalho árduo, de limpeza, de cura, de regeneração, muitos médiuns estão demonstrando plena consciência de seus dons e de sua participação em desdobramento através do sono ou mesmo induzido pela meditação e/ou por exercícios mediúnicos. E evidenciam-se muitas formas de manifestação e atuação nos campos energéticos de encarnados e desencarnados, muitos médiuns estão participando de trabalhos de limpeza e de cura realizados no plano espiritual doando energia e/ou servindo como potentes catalizadores de energias desequilibradas e negativadas. Eles são conhecidos como MÉDIUNS CATALIZADORES mas como suas atuações podem ir um pouco mais além propiciando purificação, cura, reparação dos campos e dos corpos, vamos utilizar a denominação psicografada pelo médium Wanderley Oliveira oriunda do próprio plano espiritual e que os define como MÉDIUNS SANEADORES. A maioria deles atua em desdobramento astral mas alguns deles atuam o tempo todo, em seu dia a dia, em casa, no trabalho, nos estudos, em qualquer lugar onde esteja, e sem maiores explicações começa a sentir várias formas de acúmulo energético em seus corpos físicos. Dores de cabeça, dores musculares, náuseas, falta de ar, dormências nos membros, câimbras... até então, eles eram chamados de “esponjas” por que, assim como elas, absorvem vários tipos de energias. E pode-se observar pessoas que estavam com algum tipo de dor ou mal estar e que de repente passaram a se sentir bem enquanto o médium absorveu aquele acúmulo energético.

Esses acúmulos podem ser oriundos de energias desequilibradas localizadas nos corpos ou campos energéticos das pessoas, podem estar no ambiente prestes a causar um mal físico a alguém que ali permaneça por longos períodos de tempo, pode até mesmo ser causado pela atuação de algum irmão desencarnado que esteja ligado (por qualquer motivo) à pessoa. O fato é que há médiuns que possuem esta capacidade de “puxar para si”, absorver tais energias e transmutar todo o seu negativismo. De alguma forma, seu organismo físico e a sua constituição espiritual lhe conferem esta capacidade. Mas alerto que nem todos aqueles médiuns de “dão carona” têm a mesma capacidade de absorver e transmutar tais energias. Assim como já foi dito antes, existem vários dons, vários tipos, várias formas de manifestação e diferentes graus de evolução dos espíritos. Temos que ter consciência disso para não querer sair por aí descarregando as pessoas, absorvendo suas doenças, seus problemas, sem que depois tenhamos condições de sobreviver ao fardo acumulado em nossos próprios espíritos e corpos físicos. Mesmo aqueles que possuem esse dom devem sempre ter cautela e atuar mediante orientação e condução dos seus Guias e Mentores espirituais.  Os Médiuns Saneadores são importantes trabalhadores na fase de transição planetária e são muito úteis nas tarefas de limpeza e regeneração, desta forma, seu compromisso e sua responsabilidade devem ser proporcionais à sua atuação para que possam ser valiosos instrumentos do Alto no auxílio, no Amor ao próximo e na prática da Caridade.

OBS: Indico a leitura dos livros “Quem Sabe Pode Muito. Quem Ama Pode Mais” e “Servidores da Luz na Transição Planetária”, de Wanderley Soares de Oliveira, Editora Dufaux.

SENZALA DE UMBANDA


PEDIMOS QUE, AO COPIAR QUALQUER TEXTO DESTE BLOG PARA REPRODUZIR, TENHA A GENTILEZA DE DAR O DEVIDOS CRÉDITOS AO BLOG NÃO ESQUECENDO DE CITAR A AUTORIA DE "SENZALA DE UMBANDA" NOS TEXTOS QUE ESTÃO ASSINADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário